Um espaço para reflexão sobre o teatro infanto-juvenil

Conteúdo Atualizado Semanalmente



sexta-feira, janeiro 06, 2006


 

E S T R É I A


AS INCRÍVEIS AVENTURAS DE ZÉ GRANDE E SEU FIEL COMPANHEIRO MANDUCA


UMA COMÉDIA MUSICAL




Estréia dia 14 de janeiro, às 17 horas, o espetáculo AS INCRÍVEIS AVENTURAS DE ZÉ GRANDE E SEU FIEL COMPANHEIRO MANDUCA, no Teatro ZIEMBINSKY, na Tijuca, Rio de Janeiro, na Rua Heitor Beltrão s/n. Recomendado para crianças de 5 a 9 anos, mais especificamente, teve o preço do ingresso fixado em quinze reais, a inteira.
AS AVENTURAS DE ZÉ GRANDE E SEU FIEL COMPANHEIRO MANDUCA é uma adaptação baseada na obra de Haroldo Bruno, conceituado autor, vencedor de inúmeros prêmios de literatura, recomendado como leitura imperdível para crianças de oito a doze anos.
Concebido para ser um espetáculo em que se equilibram texto, música e dança, tem também a brasilidade como seu foco primeiro. Com muito humor, a peça se constrói em tom de comédia.

A HISTÓRIA

A história fala de um homem nordestino, comum, espoliado pelos coronéis e de quem lhe roubaram tudo e que se torna herói sem querer. Era seu destino. Sazafrás lhe roubou o pífano de prata que seu pai lhe havia deixado de herança e também roubou sua amada a doce, suave e branca Flor-do-Sereno. Sazafrás é uma figura associada ao “Maldoso”, com características mais próximas do Saci-Pererê, do que do “Demo” da cultura judaico-cristã.
A história é contada em episódios, que são as diversas aventuras que vivem Zé Grande e Manduca, estrutura similar a de D. Quixote. Além da similaridade da estrutura o autor diz textualmente que a dupla Zé Grande e Manduca se inspira em D. Quixote e Sancho Pança, opondo realidade x idealismo. É também uma tentativa de Haroldo Bruno de criar um herói brasileiro, como Macunaíma, Jeca Tatu e outros.
No final, depois de mil e uma peripécias, onde encontram até um mágico falido de circo de cavalinhos, Zé Grande acaba por encontrar Sazafrás, vencê-lo e recupera sua doce e suave Flor-do-Sereno com quem tem vinte filhos.

O ELENCO

O elenco traz talentosos atores. Deco Mansilha faz o herói Zé Grande, emprestando a ele um humor característico daqueles que são heróis “por acaso” , por destino, e que tomam conhecimento de sua heroicidade em meio a jornada.
Manduca, é vivido por Marise Nogueira – um menino esperto, brincalhão, traz a “brincadeira” do jogo infantil para a cena, ao mesmo tempo que cria um personagem forte – ambos - na verdade, protagonizam o espetáculo.
Vânia Tribuno faz A Andarilha, personagem criado especialmente para ela, inspirada nos andarilhos nordestinos, meio místicos, misteriosos. Com uma força cênica absoluta Vânia cria uma andarilha, ao mesmo tempo, mística, louca e sábia.
Ainda faz parte do elenco o bailarino Júlio Lopes que tem diversas intervenções como se fossem as mil e uma faces de Sazafrás.

A MÚSICA E A DANÇA

A música é um atrativo à parte, embora totalmente integrada ao todo da peça. Composta especialmente para o espetáculo, por Leonardo Alves Vieira, que também assina a direção musical. Tocada ao vivo, tem violão, violino, flauta e percussão.
Os músicos são o próprio Léo Alves Vieira, violão e voz, Julia Mendes Selles, violino e voz e Hermínio Sôssa, flauta e percussão.
Ritmos brasileiros passam pela cena ajudando a contar a história. A chegada com uma ciranda, o frevo, o forró, o maculelê, na luta final, a capoeira, a marcha rancho na despedida, se integram totalmente à história, assim como a dança, com precisas coreografias de Vânia Tribuno.

O ESPETÁCULO

O espetáculo conta uma história brasileira, com movimentação, música e dança brasileiras. A preparação corporal foi feita por Vera Lopes e o corpo, em cena, é pleno de brasilidade, de ginga.
A história tem suspense, mistério, aventura e muito humor.
Com texto teatral e direção de Carlos Augusto Nazareth, o espetáculo fica em cartaz no Teatro Ziembinsky até o dia 19 de fevereiro.


# postado por Carlos Augusto Nazareth @ 5:01 PM


Comentários:



Postar um comentário



<< Home
Conteúdo produzido por Carlos Augusto Nazareth - Design por Putz Design